top of page
Foto do escritorChristiane Zanolli

Dicas para Retomada ao trabalho



Com o objetivo de auxiliar ainda mais os pequenos empresários, preparamos algumas recomendações para que possa retomar as atividades mais preparado:


1) Gestão Financeira: Organize o seu fluxo de caixa e as informações sobre vendas, estoque, capital de giro, enfim sobre o seu funcionamento para ter uma melhor visão da empresa. Nós sabemos que a situação é complexa, mas sem entender exatamente como está a situação da empresa fica difícil tomar decisões mais assertivas.


Quando os clientes vem até nós para que possamos implantar um sistema de gestão financeira para eles, geralmente eles acreditam que sua situação é bem pior do que realmente é, pois a desorganização de informações acaba não dando uma clareza sobre o cenário da empresa, além disso, não conseguem ver alternativas para sair dessa situação.


Por isso a organização financeira e contábil da sua empresa é de grande relevância para o seu negócio.


2) Plano de Adaptação e resposta à crise: Prepare um plano de adaptação, dividindo-o em fases. Assim como o plano de retomada definido pelo governo será faseado, também os clientes que frequentam ou consomem os seus produtos retomarão serão mais contidos no início e como um novo comportamento de consumo. Por exemplo, nem sempre ocorrerá que a abertura da sua loja signifique casa cheia de clientes.


É preciso estabelecer um plano de adaptação, levando em conta a sua produção, as suas vendas, o seu estoque, as promoções que vão trazer caixa para a empresa e ajudar a criar folego para o novo, levando em conta o novo consumidor que se faz presente e as novas formas de interação ocasionadas pelo COVID-19.


Reforçamos a necessidade de criar planos de ação, de acordo com a realidade de cada empresa, para agir nos pontos mais críticos. É importante que esse plano de adaptação seja devidamente acompanhado por grandes peças de comunicação para quem está em casa. Não dá para abrir a “lojinha” sem comunicar aos clientes.


3) Gestão da equipe: É preciso definir se todos irão retornar ou se alguém ficará de home office, se haverá turnos ou revezamento. Não pode se esquecer de verificar se haverá implicações nos contratos de trabalho. Também é preciso ver o transporte e alimentação e os cuidados que devem ser tomados para evitar o contato com o vírus.


Além disso, de acordo com o seu plano de adaptação, é importante alinhar as suas expectativas com a equipe, responsabilidades, se haverá mudanças na forma de trabalho.


Comunicação com a equipe é fundamental. Mas lembre-se sem lamentações ou ameaças, a sua equipe precisa estar motivada e engajada para que juntos possam dar continuidade ao trabalho.


Nossa equipe tem trabalhado muito para deixar nossos clientes tranquilos em relação as relações de trabalho e modelos de atuação, temos apoiado na elaboração de planos para passar por essa crise com melhor saúde financeira.

4) Conscientização e Cuidados: Você deve pensar em ações voltadas a proporcionar informação e conscientização dos colaboradores e clientes sobre o Covid-19 e seus impactos; Não esquecer de como será o contato com as pessoas, a limpeza, distância entre as pessoas, uso de máscaras, etc. Será necessário pensar na saúde física de todos, mas mais do que isso, pensar na ansiedade, preocupação e estresse que todos estão passando.


Ações informativas, como por exemplo, criação de e-book para rotina home office, e também ações engajadoras para os colaboradores, também tem feito parte da nossa rotina, afinal prezamos pelo bem estar das empresas de nossos clientes.


Espero que tenhamos ajudado você com estas dicas. Acreditamos que de nada adiantará todo esforço de tantos empresários neste isolamento social se não nos ajudarmos mutuamente na sustentação de nossos negócios.

Contem conosco!

www.z2dconsultoria.com

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page